quarta-feira, 27 de janeiro de 2021


TEMPO E PORTUNIDADE

Tempo e oportunidade são indicadores que impulsionam uma tomada de decisão de forma eficaz. A chance de um operador de mercado obter sucesso numa operação está eminentemente estribada nesses indicadores. Vale o mesmo para o enxadrista que no curso de uma partida está compelido a manter a harmonia do fenômeno tempo com a respectiva oportunidade de tomada de decisão para realizar determinado lance.

Cumpre, no entanto, destacar que os exemplos apresentados são ilustrativos, haja vista que tempo e oportunidade estão presentes em todas as ações do ser humano que, no ano em curso, teve suas rotinas de vida impactadas pelo coronavírus. Necessitando, de forma súbita, alinhar-se a uma nova situação. Nesse contexto, vale evocar a celebre afirmação de Charles Darwin: “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”

No universo em que gravita a combinação tempo e oportunidade está presente a condição social de cada um (magistralmente definida na hierarquia das necessidades de Maslow).  Essa hierarquia definiu como cada indivíduo está enfrentando o período de pandemia. Período esse que mostrará, quando retomarmos a normalidade, os aspectos positivos derivados dessa amarga experiência, bem como se fomos eficazes no exercício da combinação tempo e oportunidade.

Tadeu Fernando Nunes da Silva

Funcionário Público do TCE, aposentado, Vice-Presidente do MXC e vice da  FGX


   FACEBOOK OFICIAL