Luís Ernesto Serra Azul da Fonseca
O texto que vamos publicar é de autoria de Serra Azul e apareceu pela primeira vez no blog GELACHESS, coordenado pelo enxadrista e escritor nas horas vagas. A relação tempo e oportunidade dá-se nas entrelinhas, subliminar. O "tempo quântico" encaminha uma interpretação do quadro Guernica de Pablo Picasso.
Vi o quadro pela primeira vez em 1980 no MoMA, Museu Arte Moderna de NY, ainda sem a experiência que a vida me deu. O que me chamou a atenção foram as linhas geométricas, pra mim um tabuleiro imaginário e algumas peças. Entre as quais um cavalo. A minha segunda vez diante do quadro, foi na Espanha. O quadro ficou "exilado" 40 anos e com a morte de Franco voltou. O museu que o abrigou, por ironia do destino foi um antigo hospital, que reformado, deu origem ao Reina Sofia. Dez, doze anos se passaram e a segunda vez diante da obra foi silenciosa, quase dramática. Era uma partida, eu de peças pretas, perdido no meio de uma caótica armadilha. Múltiplas interpretações e num lugar simbólico, um antigo hospital. Àqueles feridos no bombardeio da cidade Basca de Guernica, finalmente seriam atendidos. Uma linguagem paradoxal, uma partida imaginaria e atemporal. Levei esse lapso de tempo para entender os significados contidos no quadro
Vamos ao texto do Serra, um primor de analise comparativa, instigante e uma outra maneira de interpretar o "salto do cavalo"
O
Salto do Cavalo e o Hiperespaço
Em 1884 o clérigo britânico Edwin Abbot
escreveu um romance de grande sucesso, com nove sucessivas tiragens: Flatland:
A romance of many dimensions by a Square.
Neste, um cavalheiro chamado Quadrado
vive num mundo bidimensional, a Chatalândia, com um rígido sistema de castas.
Um dia ele recebe a misteriosa visita do Senhor Esfera. Na sua visão
bidimensional, o Senhor Quadrado via apenas a capacidade do Senhor Esfera, na
forma de um círculo, tomar o tamanho que quisesse e desaparecer quando bem
entendesse. A consciência que o Senhor Quadrado adquiriu em contatos
e viagens com seu amigo tridimensional acabou sendo seu infortúnio, pois virou
uma ameaça ao mundo dos chatalandeses sendo perseguido por seus Sumos
Sacerdotes.
Ao ler esse conto, logo me veio à mente
o xadrez.
Jogo estritamente bidimensional onde
uma única peça tem a consciência e a capacidade de utilizar, de forma limitada,
um universo que ela mal consegue enxergar apesar de saber de sua existência: o
espaço tridimensional em que vivemos.
Quem já jogou Xadrez
Australiano sabe o caos que é para os habitantes do mundo plano a entrada,
do nada, de novos guerreiros inimigos. É conhecida a debilidade nesse mundo
louco das outrora poderosas torres e damas, que se fragilizam enormemente num
universo completamente poroso. E o crescimento em força do Cavalo, o único que
pode utilizar esse mundo tridimensional em seus deslocamentos.
O Cavalo encanta, o conhecido salto em
L nada mais é que uma saída abrupta de um mundo bidimensional e seu
reaparecimento em outro local desse mundo, tais quais os buracos de minhoca tão
badalados por nossos físicos teóricos.
Essa capacidade do Cavalo, uma peça
lenta, que não consegue ganhar tempos e nem mutuamente se defender com qualquer
outra peça, faz com que ele quase se iguale em força e muitas vezes supere o
poderoso bispo.
O Cavalo é um solitário por natureza,
sua capacidade é sua desgraça, a cada salto ele abandona todo o território de
sua influência, perdendo todas suas posses e bens e entrando num mundo novo,
onde terá que fazer novas alianças e abandonar as antigas. E seu salto é
quântico, ou seja, determinado, mensurável, limitado. As forças inimigas podem
tentar se prevenir aonde o cavalo pode aparecer, mas para esses cálculos gastam
uma enormidade de energia mental, muitas vezes exaurindo os recursos escassos,
tornando o Cavalo tão temido perante exércitos mais inexperientes.
E quanto menos recursos seus inimigos
têm (tempo, conhecimento), mais potente torna-se o Cavalo. Até exércitos
comandados por fortes mestres internacionais já desmoronaram surpreendidos por
este senhor, que quando ameaça, não está ameaçado e, a não ser sua eliminação
física, nada pode interpor-se ao seu próximo salto.
Luís Ernesto Serra Azul da Fonseca
Funcionário Público, Escritor e Sócio do MXC
Obs.: Xadrez Australiano: xadrez jogado entre duas duplas em dois
tabuleiros, em que as peças capturadas por um jogador podem retornar a qualquer
momento como uma jogada por seu parceiro. Não se esforcem para entender, é
caótico.